Todos os posts
5 min de leitura

Como bater metas e ter alta performance

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Seu time precisa bater metas e ter alta performance. Para isso precisa otimizar as atividades ao máximo para que os resultados sejam alcançados. É inevitável que essa seja uma das maiores preocupações de quem olha para a organização com olhares estratégicos. Entretanto seja sócio, C level, diretor ou gerente, a missão é abrir o caminho para que as pessoas possam trabalhar em alta performance. Ter um colaborador motivado (engajado) envolve acima de tudo, criar o ambiente favorável para que ele consiga desempenhar. Nesse post você vai encontrar informações sobre como bater metas e ter alta performance para alcançar os melhores resultados. Além disso, vai encontrar ferramentas e caminhos para a criação de uma alta performance organizacional.

Escolha os melhores índices e que realmente colaborem para a entrega

Independente do tamanho da empresa, é muito comum observarmos dois principais cenários:1 - Controlar KPIs demais, que normalmente acabam não sendo acompanhados por serem muitos.2 - Não ter KPIs claros ou cada um ter uma interpretação do KPI. Ambas as situações são extremamente prejudiciais. A primeira geralmente é absorvida por grandes empresas, que já possuem uma subdivisão de áreas, coordenação, gerência e diversos setores. A estrutura é tão grande, que cada um vive praticamente numa bolha. O risco é que a alta gestão (e até os colaboradores) percam o foco do mesmo objetivo. Isso faz com que a organização fique dividida em ilhas (metaforicamente) e que cada um lute para defender o seu “pedaço de terra”. É claro que isso não faz nenhum sentido. O segundo cenário trata-se geralmente de empresas menores, que ainda lutam para romper a temida barreira de métricas claras. Para isso fazem tudo o que podem para manter uma regularidade de desempenho e "pagar as contas". Sim pode ser extremamente complicado empreender em um país como o Brasil, mas continua a ser verdade o velho clichê de que “quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Além do mais eu não acredito você gaste seu dinheiro, tempo e gerencie a sua empresa desta maneira.

KPIs simples e práticos

Seus KPIs (key performance indicator) devem ser simples e práticos. Essa é uma das partes mais importantes em como bater metas e ter alta performance. Vivenciei na pele, a importância de trabalhar com indicadores claros, fáceis de serem acompanhados e principalmente, que colaborem para a empresa alcançar seu objetivo macro. Na prática, poderia simplificar e te orientar da seguinte forma:1 - A alta gestão deve definir os grandes objetivos que precisam ser alcançados por toda a organização.2 - Na sequencia, desdobrar os objetivos em todos os níveis da organização desde a camada de alta gestão chegando até a operação… Uma coisa muito importante é que cada indivíduo tenha seus 3 ou 4 objetivos principais a serem batidos, para que o macro da organização se concretize. Nesse blog post você pode ver algumas dicas sobre decisões baseadas em dados (data-driven) e criação de índices estratégicos. Ahhh... É só isso? Calma aí, é simples mas não tanto. É muito importante que tanto os objetivos macros da organização, como as subdivisões de gerência não passam de 4 objetivos. Caso contrário você está correndo o risco de metrificar coisas demais (cenário 1).Isso além de tomar o seu tempo, é uma tremenda dor de cabeça acompanhar coisas demais (pra não dizer chato pra c******).

Priorização de tempo e atividades

Não confunda seus principais indicadores com métricas operacionais. Mas como assim? Se você definiu que precisa gerar um faturamento na loja de 50.000 dia, não crie KPI estratégico para quantas unidades da peça x, ou peça y foram vendidas no setor. Isso é um KPI operacional, não estratégico. E de forma alguma estou dizendo que não deve ser acompanhado, mas não perca o foco de que o que você precisa de fato é alcançar faturamento de 50.000 dia. Esse deve ser o KPI e o grande foco acima de tudo. Você pode complementar esse KPI com outros ligados como margem de lucro percentual, desconto percentual e volume (quando aplicável).

Seu time deve participar da criação do KPI

Se você é C level, diretor, gerente ou simplesmente tem pessoas sob sua responsabilidade. É muito importante que todos eles saibam os objetivos macro definidos pela organização. Isso ajuda a clarear o motivo dos objetivos das áreas e desdobramentos. E que todos os seus subordinados sejam envolvidos na criação do objetivo pertinente a área de vocês. Isso é parte essencial e delicada sobre como bater metas e ter alta performance. Nesse ponto vale dizer que o engajamento é muito maior quando as pessoas definem o que vão fazer, porque se comprometem. Parte do engajamento é sobre o que e como deve ser feito. O que queremos é um sentimento de dono em cada pessoa. Outro ponto que vale ser ressaltado é: Evite cair numa sub gestão, ou perder o controle dos caminhos que te levam ao sucesso. Uma sugestão para isso é criar sim KPIs operacionais e dividir dentro do time, conforme as principais habilidades de cada um. Em nosso exemplo anterior do faturamento de 50.000 loja, poderia ser metrificado por exemplo, a quantidade de clientes que vem na loja por dia da semana. E com base nisso criar estratégias para que nos dias menos movimentados exista algo atrativo para os clientes. Alguém pode (e deve) ficar responsável por isso e pensar nas formas de melhorar o KPI operacional. Portanto, é fundamental que essa informação seja distribuída diariamente para todos os gestores desde C-level até a coordenação. A solução da Rampfy pode te ajudar com isso. CliqueClique na imagem abaixo para saber mais!

Rampfy - Solução

Acompanhamento de evolução no menor ciclo possível

Como você pode ter observado, o parágrafo anterior fala sobre acompanhar DIARIAMENTE ou em tempos menores ainda. Sim é isso mesmo! Aí existe a grande barreira enfrentada pelas empresas que medem coisas demais. OU Que não criam os KPIs realmente significativos para o negócio OU Que não priorizam atividades e otimizam o tempo São todas grandes armadilhas para você não ter sucesso. Se isso não tiver bem estruturado, Como bater metas e ter alta performance? Qualquer um ficaria desmotivado. Ou no mínimo se sentindo impotente pois está sempre olhando para o passado. Diante disso, todos os principais KPIs devem ser acompanhados diariamente, em espaços curtos de tempo. O menor espaço de tempo possível, quanto mais pra traz você olha mais difícil fica fazer desvios de rota e fazer os ajustes necessários.💪 Para isso você pode contar com nossas notificações em seu smartphone sempre que algum KPI estiver fora do esperado!

Rampfy - Solução notificação no smartphone

Predição e informação na hora certa: o caminho para a alta performance

Tenha em mente que para ter resultados excelentes, deve receber informações dos seus principais KPIs em ciclos muito curtos, quase em tempo real. Isso eleva a sua gestão a outros patamares e te diferencia no mercado. As maiores e melhores empresas tomam suas decisões baseadas em dados e predição. Isso é o que leva algumas organizações a resultados exponenciais. Se ainda não conhece soluções de push intelligence, que levam as informações para você na hora certa, converse com um especialista e entenda como alcançar objetivos usando essas soluções. O robô da Rampfy é focado em entregar informações certas, na hora certas para evitar perdas e impulsionar os resultados das empresas.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração