Todos os posts
5 min de leitura

Suas informações chegam na hora certa?

Escrito por
Publicado em
18/4/2023

Se você é um gestor, sabe da importância de ter as informações na hora certa.  Aliás, vai além disso, precisa ser a informação certa na hora em que você precisa.

A hierarquia e distribuição de tarefas na empresa exigem camadas de informação diferente, concorda? Cada nível de decisão precisa de informações mais ou menos operacionais, táticas e estratégicas.

Então, se você perdeu o post da semana passada que falava sobre a diferença entre dados, análises e insights, corre pois ele é essencial pra discutirmos bem este assunto.

Nesta semana você encontra informações sobre como usar o crescimento exponencial das informações de forma mais eficiente. Pois de que adianta big data e toda essa parafernália se a informação não chega na pessoa certa na hora em que ela realmente precisa?

O processo de gerenciamento de dados de forma simplificada:

O ciclo de gerenciamento de dados funciona da seguinte forma:

  1. Coletar
  2. Criação de relatórios
  3. Analisar
  4. Insights
  5. Ações

Os dados brutos são coletados, estruturados, relatados e transformados em insights acionáveis ​​por meio das ações que serão tomadas. Feito isto, o ciclo de gerenciamento de dados recomeça novamente.

Entretanto o que você precisa é da informação certa para a pessoa certa, aí sim você começa a dispor de informações diferenciadas.

O objetivo principal de todo o processo do ciclo deve ser usar os dados para adquirir insights, que alavancam seus resultados com ações assertivas. Pra ficar bem claro, o objetivo aqui é usar as tecnologias de inteligência artificial para monitorarem isso por você. Isso não é mais coisa de filme de ficção científica, é realidade.

Antes de tomar decisões, priorize a qualidade das informações

O valor que seus dados podem trazer ao seu negócio é estritamente relacionado ao quão fiéis e seguros são os processos de gerenciamento de dados. Portanto, não podemos pular esta etapa trivial para que as melhores decisões ocorram. Até mesmo, antes de discutir sobre as informações certas para as pessoas certas, pode ser necessário dar um passo atrás e checar o quão confiáveis são as informações que você tem hoje.

Identifique quais os sistemas que sua empresa utiliza, e principalmente os que te afetam diretamente. É muito importante saber de onde vem as informações, como são geradas e as pessoas/processos envolvidos.

Quais os sistemas usados na empresa?

Como se conversam, como é as integrações?

Fica claro de onde a informação vem, para onde vai?

O operacional precisa registrar a realidade do que se passa na empresa, caso contrário a nível tático e principalmente estratégico tudo que é projeto fica comprometido. Neste sentido, é impossível tomar melhores decisões, baseadas em números e/ou informações que não condizem com a realidade.

E infelizmente, o que vemos na prática é que isto é muito mais comum do que se pensa. Se você se identifica dê um passo atrás e ponha a casa em ordem.

Decisões em todos os níveis e camadas da empresa

De forma geral o principal objetivo de todas as funções em uma empresa é melhorar a eficiência, reduzir custos, reagir às mudanças nos negócios, envolver-se na descoberta de novos métodos e maneiras de melhorar o funcionamento das empresas. 

Para fazer isso, ações corretas, guiadas por dados, precisam ser executadas.

Então na prática diferentes níveis de usuários precisam de diferentes dados e análises nas organizações. Vamos dar um exemplo:

Nível do Conselho

Define a direção estratégica geral. Monitora o desempenho e a contabilidade da organização para as partes interessadas quanto ao desempenho da organização. Também monitora os executivos e auxilia na assessoria estratégica em nome dos acionistas. Este tipo de função usar dados de fontes internas e externas.

CEO

É o principal responsável por maximizar a participação de mercado, as receitas e o preço das ações. Toma decisões estratégicas de negócios de alto nível, que incluem marketing, finanças, desenvolvimento de negócios etc. Desenvolve planos e orçamentos de negócios. Também monitora e reporta o desempenho da empresa ao Conselho.

C - level

Os cargos de chefia supervisionam departamentos. São os responsáveis por direcionar todas as principais ações que devem permitir alcançar os objetivos estratégicos. Distribuem e monitoram a alocação de recursos, orçamentos e a qualidade dos serviços/produtos oferecidos por seu time. Devem revisar os relatórios e o desempenho para reportar ajustes de percurso necessários ao longo das definições com os demais gestores.

Gerenciamento nível 1 (Gerência)

Planeja atividades para atingir objetivos operacionais e táticos. Se concentra principalmente em rentabilidade, eficiência e eficácia. Orienta os coordenadores e supervisores sobre os planos de desenvolvimento de negócios, acompanhe o progresso e as condições atuais para maximizar os resultados.

Gerenciamento nível 2 (Coordenação/supervisão)

Crie estratégias e táticas do setor, passa a gerenciar relações do time de forma mais próxima. Acompanha clientes, resultados financeiros e oportunidades de negócios para criar oportunidades.

Operação

Entrega e otimize a atividade do setor, identifica áreas de possíveis melhorias de eficiência, precisão, custo e outras questões que ficam nítidas para quem executa as atividades no dia a dia.

Push Intelligence e Insights entregues por inteligência artificial

As melhores decisões de negócios sempre são tomadas suportadas por dados e insights, que envolvem Inteligência Artificial / Machine Learning. Essas ferramentas como a da Rampfy analisam uma quantidade enorme de informações, tendências, comparativos de mercado e cenários diferentes.

Quer tornar sua empresa uma organização voltada a cultura orientada a dados? Então você precisa conhecer mais sobre AI / Machine Learning que enviam notificações e insights no seu celular. Sempre que um processo estiver ineficiente você será avisado de forma proativa. Você pode tomar melhores decisões e expandir seus negócios, basta receber suas informações na hora certa.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração