Todos os posts
5 min de leitura

O que é um robô de push intelligence e como eles vão mudar a gestão das empresas?

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
25/4/2023

Muitos se questionam sobre como será nosso futuro com a inteligência artificial. Hoje ela até já faz parte do nosso cotidiano em coisas triviais como mídias sociais, spotify, dentre outros e muitas pessoas sequer se dão conta disso.

A inteligência artificial está transformando a forma de fazer negócios ao processar uma grande quantidade de dados e transformá-los em insights acionáveis.

As empresas que já contam com um robô de push intelligence (veja mais aqui) têm ao seu dispor insights e notificações proativas no smartphone. Uma vez que o robô identifica processos e resultados ineficientes e notifica os gestores proativamente.

Por isto, neste post você você vai encontrar:

  • O que é inteligência artificial?
  • A inteligência artificial nos negócios
  • Robô de push intelligence: O braço direito dos gestores
  • O futuro da tomada de decisões de negócios com a IA

O que é inteligência artificial?

AI refere-se à inteligência da máquina ou à capacidade da máquina de replicar as funções cognitivas de um ser humano. Tem a capacidade de aprender e resolver problemas. Na ciência da computação, essas máquinas são chamadas apropriadamente de "agentes inteligentes" ou bots.

Nem todas as IA são iguais. De fato, o que é considerado inteligência artificial mudou à medida que a tecnologia se desenvolve. Hoje, existem alguns níveis reconhecidos no espectro da IA, os quais podemos experimentar.

Há um dar e receber com inteligência aumentada da IA. O robô aprende com a contribuição humana. Nós, por sua vez, podemos tomar decisões mais precisas com base nas informações do push intelligence e as notificações.

Isso foi ampliado também no nascimento do chamado movimento Big Data, quando se tornou possível armazenar e analisar quantidades infinitas de dados.

A Inteligência Artificial nos Negócios

Assim, chegamos hoje à era do Deep Learning. O aprendizado profundo refere-se ao uso de redes neurais artificiais (RNAs), a fim de facilitar o aprendizado em várias camadas. É uma parte do aprendizado de máquina com base em como os dados são apresentados, em vez de algoritmos baseados em tarefas.

De acordo com o Dr. John Kelly III, vice-presidente sênior de pesquisa e soluções da IBM: “O sucesso da computação cognitiva não será medido pelos testes de Turing ou pela capacidade do computador de imitar humanos. Será medido de maneiras mais práticas, como retorno do investimento, novas oportunidades de mercado, doenças curadas e vidas salvas. ”

Sim, a tecnologia de IA não é o fim, mas apenas um meio para a efetividade e eficiência. Assim a humanidade acessa melhores capacidades inovadoras e oportunidades. E vimos isso em vários setores que começaram a adotar a IA em suas operações.

De acordo com uma pesquisa da Tech Pro Research, até 24% das empresas atualmente implementam ou planejam usar inteligência artificial. Os destaques estão nos setores de saúde, serviços financeiros e automotivo.

Robô de push intelligence: o braço direito dos gestores

De acordo com o gerente de produto da Adobe Marketing Cloud, John Bates: “Para empresas de varejo que desejam competir e diferenciar suas vendas dos concorrentes, o varejo é um foco de análises e aprendizado de máquina.” O desenvolvimento de aplicativos de IA forneceu aos profissionais ferramentas novas e mais confiáveis ​​em previsão de mercado, automação de processos e tomada de decisão.

Com um robô de push fazendo verificações e análises sobre os dados que constam em seu ERP, DMS etc... Você simplesmente não perde nada que esteja inconsistente.

Sendo assim, em situações práticas você poderia estar em uma reunião, em um voo de avião, ou simplesmente realizando as suas atividades. Na certeza de que se algo estiver inconsistente você será avisado proativamente.

Supomos que o caixa não tenha sido fechado na filial

ou

que um vendedor tenha aberto desconto demais afetando a margem de lucro

ou

que foi dado uma entrada em peças de reposição com o preço fora da normalidade... E muitas outras situações práticas que você pode encontrar.

AI e decisões de negócios

Antes do ressurgimento da IA ​​e sua eventual aplicação comercial, os executivos precisavam confiar em dados inconsistentes e incompletos. Com inteligência artificial, eles têm modelos e simulações baseados em dados para recorrer.

O que é uma grande mudança em relação as empresas que se baseavam em feeling e experiências passadas para tomar decisões atuais.

De acordo com o Rao da PwC, a modelagem ilimitada de resultados é uma das inovações nos sistemas atuais de IA. Ele reitera: "Há uma imensa oportunidade de usar a IA em todos os tipos de tomada de decisão"

Os sistemas de IA de hoje começam do zero e se alimentam de uma dieta regular de big data. Isso é inteligência aumentada em ação, que eventualmente fornece aos executivos modelos sofisticados como base para a tomada de decisões.

Eficiência de automação e IA

A eficiência da automação emprestada pela inteligência artificial aos processos de negócios de hoje foi além das linhas de montagem do passado. Em várias funções de negócios, como marketing e distribuição, a IA conseguiu acelerar os processos e fornecer aos tomadores de decisão informações confiáveis.

A automação de distribuição com a ajuda da IA ​​também tem sido uma vantagem importante de vários varejistas. Por meio do monitoramento e controle suportados pela IA, os varejistas podem prever e responder com precisão à demanda do produto.

Um exemplo é o gigante do varejo on-line, a Amazon. Em 2012, adquiriu a Kiva Systems, que desenvolveu robôs de armazém. Desde a sua implementação, os robôs Kiva têm a tarefa de monitorar e reabastecer produtos e atender pedidos. Eles podem até fazer o levantamento para você. Esse é um grande salto na eficiência da Amazon, comparado ao momento em que os humanos tiveram que fazer o trabalho pesado.

O futuro da tomada de decisões de negócios com a IA

Há apenas potencial para  desenvolvimento de inteligência artificial e push intelligence. Daí a importância do robô de push intelligence, uma tecnologia tendência mundial em plena expansão.

Especialistas dizem que a IA pode realmente melhorar o trabalho das pessoas e permitir que elas trabalhem com mais eficiência. E certamente isso parece verdadeiro no que diz respeito à tomada de decisões.

Quando tomadores de decisão e executivos de negócios têm análises, recomendações e acompanhamentos confiáveis ​​de dados através de sistemas de inteligência artificial, eles podem fazer melhores escolhas para seus negócios e funcionários.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração