Atacando o absenteísmo

Uma grande multinacional utilizou o Rampfy para reduzir os índices de absenteísmo e melhorar o clima organizacional.

Contexto

Especialmente em grandes empresas, o índice de pessoas que se ausentam do trabalho por motivos pouco justificáveis, é enorme. Muito se discute, dentro dos departamentos de recursos humanos, sobre os meios de frear as altas taxas de absenteísmo, tão prejudiciais aos diversos indicadores de um negócio. Conhecendo os fatores que mais influenciam no aumento do índice, é possível adotar medidas que retomem o controle da situação.

Ao identificar o problema e estar ciente da importância de acompanhar sua formação, uma gigante multinacional do ramo de bebidas resolveu investir em soluções que enxerguem a origem da sua existência, antes que o processo se torne incontrolável e irreversível.

Solução

Quando a Rampfy foi integrada aos vários sistemas de Recursos Humanos da empresa, passou a recolher dados sobre as pesquisas de clima organizacional, especialmente no que diz respeito aos grandes fatores associados ao absenteísmo: problemas de ordem pessoal, falta de expectativa, tipos de assédio, estresse massivo, falta de motivação e estrutura inadequada para exercer a função.

Ao fazer a análise objetiva desses indicadores e iniciar um acompanhamento próximo da sua evolução (sempre levando em conta o contexto específico em que a empresa atua), insights preciosos passaram a guiar a gestão na intervenção imediata, ao mínimo sinal de problema.

Resultado

Quando os indicadores que servem de gatilho para o absenteísmo (se mal tratados) são levados a sério pela gestão, os índices de ausência no ambiente de trabalho alcançam níveis aceitáveis (entre 3% e 4%) ou ainda menores, fruto de faltas justificadas por razões dignas. Uma grande evolução para quem estava acostumado com taxas acima dos 9%.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração