Todos os posts
5 min de leitura

No feeling: IA como alternativa lógica

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Você arriscaria o sucesso da sua operação à "sorte" ou "azar"? Acredito que sua resposta automática seria não. Mas e se eu disser que quando você toma decisões baseadas em feeling, pode estar fazendo exatamente isto?

Sim, pois as experiência que temos ficam registradas em nosso cérebro como uma referência para decisões futuras. Afinal, é o único parâmetro de comparação que temos.  

Entretanto o perigo das decisões baseadas em “feeling” é que estas experiências praticamente nos conduzem de forma automatizada.

Pensando dessa maneira, fica mais claro por que você pode estar conduzindo sua empresa na base da sorte ou do azar, ou até mesmo na base da tentativa e erro.

A gestão não precisa (e não deve) ser assim.

Por mais óbvio que este assunto pareça, é incrível ver como estes erros continuam a ser comuns.

E por que?

Entre os relatos mais comuns que ouvimos, estão:

  1. Não há tempo suficiente para tomar decisões de qualidade;
  2. Existe uma pressão enorme por resultados;
  3. "Fulano" trabalha a X anos na área, e o que ele fala é Lei;
  4. O sistema que uso não disponibiliza facilmente as informações que preciso, ou torna-se muito complicado juntá-las.

As afirmações acima geralmente são os argumentos que fundamentam as justificativas para decisões baseadas em feeling. E para todas elas, posso dizer que a IA como alternativa lógica é a melhor opção.

Em um primeiro momento esta afirmação pode parecer absurda, ou que vai dar muito trabalho e custar muito caro. Na realidade, não.

Atualmente a IA (Inteligência Artificial) pode buscar e processar informações centenas de vezes mais rápido que qualquer ser humano. E a partir disso criar rotinas de análise que te avisem proativamente do que precisa da sua atenção.

Isto definitivamente soluciona os pontos 1 e 4. Além disso, auxilia consideravelmente para que você resolva o item 2. Sem contar que poderá questionar as palavras do especialista do item 3 com os dados e números reais do que está acontecendo na empresa.

Se você parar e pensar profundamente sobre o que está sendo dito, perceberá quantos erros - que custam tempo e dinheiro - podem ser evitados simplesmente tomando decisões lógicas e racionais.

Por isso estamos mais uma vez incentivando a IA como alternativa lógica nas tomadas de decisões. Você pode aprender a como criar uma estratégia guiada por dados para aprofundar ainda mais sua busca.

Podemos também agendar uma demonstração e mostrar para você aplicações práticas de pessoas e empresas reais que estão revolucionando a sua gestão através da melhor utilização dos seus dados.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração