Todos os posts
5 min de leitura

Benefícios da IA na gestão empresarial

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

A Inteligência Artificial chegou para facilitar o dia a dia, pois são inúmeros os benefícios da IA na gestão empresarial. São softwares capazes de realizar ações em grande escala, como analisar, entender, prever e resolver problemas (com muita eficiência).

A IA não veio para substituir o ser humano e sim para auxiliá-lo em suas atividades, gerando maior produtividade e otimizando tempo em revisões de documentos extensos, cálculos complexos, etc.

Para saber mais veja aqui: o que é um robô de push intelligence e como eles vão mudar a gestão das empresas?

São muitos os benefícios da IA na gestão empresarial. Seguem abaixo alguns deles:

  • Identificar e eliminar erros;
  • Gestão segura;
  • Cruzamento de dados;
  • Redução de custos.

Em primeiro lugar, a IA permite a identificação e eliminação de erros humanos. Por exemplo, trabalhos minuciosos e até mesmo repetitivos podem gerar erros de digitação e/ou de cálculo. A IA consegue realizar essas atividades com eficiência e qualidade, sem cometer erros por cansaço ou distração.

Outro ponto importante é a análise de dados com padrões alterados que podem ser facilmente detectados e ajustados pelos gestores. Como consequência, a gestão se torna mais segura e eficiente.

Além disso, o cruzamento de dados permite a continuidade da produtividade, de modo a detectar proativamente erros que poderiam trazer problemas à empresa. Análise de estoque, metas não atingidas e absenteísmo são alguns exemplos.

Consequentemente, a IA auxilia na redução de custos. É possível eliminar erros que gerariam processos, redução na produtividade, corte de horas extras e de pessoal.

A utilização da IA na empresa gera produtos e serviços com qualidade e de maneira mais rápida e eficiente, além de fornecer dados assertivos para a tomada de decisões do gerente.

Já imaginou ter em mãos documentos inteligentes, de maneira proativa, em qualquer lugar? Para saber mais veja aqui.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração