Todos os posts
5 min de leitura

Controle de férias: como a IA pode auxiliar?

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
31/1/2022

O controle de férias acaba por ser um retrabalho e preocupação constante no RH? Controlar as férias dos colaboradores pode ser uma grande dor de cabeça, é verdade, especialmente nos negócios de médio a grande porte. Empresas corporativas possuem um volume de atividades operacionais e controles que acabam por tornar a operação de RH extremamente sensível.

Mas você já parou para pensar como a IA pode auxiliar no controle de férias da sua empresa? Já te adianto que são inúmeros os benefícios ao se utilizar a IA nas funções operacionais da organização, especialmente em recursos humanos.

Por mais que pensar em inteligência artificial remeta a ideia de que não se aplica a área humana da empresa, isto é falso. No RH ela pode e deve ser utilizada, especialmente como ferramenta tática e operacional para o alinhamento dos processos.

Vale ressaltar que, muito além das férias, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador.

Desde notas, feedbacks, avaliações dos gestores, cumprimento do horário, entregas do time e/ou colaborador, montar e avaliar um perfil comportamental, até verificar tempo de permanência na empresa e formação profissional, entre outros. É altamente recomendável construir esse mecanismo para uma gestão em tempo real para alcançar seus resultados, dada a competitividade do mercado.

Muito além de compreender o perfil do funcionário, a IA pode ser utilizada para automatizar processos importantes como as férias. É uma forma de atender as necessidades legais e dos colaboradores de maneira rápida e eficiente, evitando problemas como perda de prazos, obrigações legais ou até pagamentos a mais devido a erros.

Todo funcionário tem o direito a um período de férias por ano, e todos desejam usufruir deste direito de forma justa. Automatizar a gestão de férias auxilia não só na organização do funcionário mas também da empresa, de modo a evitar sobrecarga de departamentos ou fluxo de produção por conta de ausência de funcionários.

Outro ponto importante onde a IA pode auxiliar e afeta indiretamente o controle de férias é no treinamento da equipe, avisando proativamente no smartphone dos gestores ou líderes de equipe o momento de fazer reciclagens.

Aplicar provas e/ou testes para verificar o quanto os conteúdos estão sendo assimilados pelo time. Quem sabe até mesmo criar desafios e projetos periodicamente para criar uma cultura de aprimoramento constante.

Com um calendário de treinamento, férias e outras atividades definido e divulgado, é possível preparar a equipe para a ausência dos funcionários, não comprometendo assim o desenvolvimento e lucratividade da empresa.

Em todos os níveis e camadas da empresa é possível realizar configurações para que o robô analise os seus principais indicadores. Portanto, basta criar regras e a inteligência artificial passa a trabalhar junto com você, auxiliando a não perder prazos e tarefas que precisam ser feitas no momento.

Já pensou receber no seu smartphone informações importantes e que exigem sua atenção AGORA? Esta é a ideia, te deixar livre para fazer o que precisa e caso algo exija sua atenção, você será avisado.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração