Todos os posts
5 min de leitura

A Inteligência Artificial no RH

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
31/1/2022

A inteligência artificial já é realidade no mercado brasileiro e tem sido o diferencial que grandes empresas buscam para sair na frente. A tecnologia se desenvolveu a ponto de automatizar análises e verificações por nós, o que nos permite fazer o que é mais importante no momento presente.

É sobre isso que vamos falar hoje, além das aplicações deste tipo de tecnologia em recursos humanos.

A IA no RH é especialmente útil e importante, principalmente quando tratamos de uma das áreas mais delicadas e fundamentais das organizações. São prazos e legislações a cumprir, entregas fiscais como o Sped, cálculos de folha, ponto, férias, 13º, entre outros. Tudo isso em volumes absurdos devido a quantidade de colaboradores.

A IA vem ganhando espaço e alterando o modo de funcionamento das empresas. Por meio dela obtêm-se maiores insights, automação nos processos, eficiência operacional e consequentemente, lucratividade. A IA pode e deve ser utilizada no RH, potencializando a gestão dos colaboradores.

Grandes empresas possuem um grande número de funcionários. E por vezes, torna-se muito difícil ao RH acompanhar, de maneira eficiente, todas as informações necessárias.

Com a implantação da IA no RH é possível receber proativamente no celular informações importantes sobre os colaboradores, como:

  • Cartão ponto;
  • Férias;
  • Entregas Fiscais;
  • Prazos;
  • Treinamentos;
  • Desempenho individual de colaboradores;
  • Campanhas de Endomarketing.

Vale citar também a possibilidade de ampliar isto para outras áreas e camadas da organização e usar a ferramenta para acompanhamento de resultados individuais para a gestão de vendedores e área comercial.

O desempenho individual do colaborador por meio de indicadores permite avaliar a evolução ou não do profissional. Pode definir promoções de cargos, mudanças de setores ou até mesmo quem deve ser demitido.

A inteligência artificial avalia informações de um banco de dados, e por meio de indicadores e critérios pode te entregar a informação periodicamente diretamente no seu smartphone.

Assim, você:

  1. Amplia seu nível de gestão;
  2. Não perde prazos e atividades que precisam da sua atenção;
  3. Passa a receber proativamente informações ao invés de ter que correr atrás.

Após esta leitura, você pode estar se perguntando se tudo isso não é muito complicado de ser implantado. O ponto é que as rotinas do RH possuem um inicio, meio e fim. Ou seja, existe um passo a passo lógico. Logo, este processo pode ser automatizado.

Fazer a gestão da folha de pagamento de centenas de funcionários pode ser muito mais fácil. Perder prazos, ficar sobrecarregado, erros e falhas de processos/pessoas podem ser avaliados (em grande parte) e corrigidos no momento que acontecem.

É possível colocar um ponto final nestas situações que geram retrabalho e custo elevado. Sem falar no stress. Utilizar a IA nas funções operacionais da empresa permite torná-las mais fluidas.

Identifique as situações e processos que precisam ser monitorados e deixe a tecnologia verificar por você. É possível trabalhar no RH e não ter a sensação de que está esquecendo/perdendo algo, ou simplesmente o medo de que as coisas não aconteçam como realmente devem. Que tal começar em como a IA pode auxiliar no controle de férias?

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração