Todos os posts
5 min de leitura

Ferramentas para acompanhar o desempenho da empresa

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Uma das dificuldades mais recorrentes que sócios, executivos e até mesmo gerentes (em sua grande maioria) já tiveram, é de saber o que está acontecendo na empresa.

São inúmeros os relatos de pessoas que já tiveram a péssima sensação de não saber o que se passa na empresa.

Principalmente quando:

  • Estão viajando
  • Tem muitas reuniões na agenda
  • Precisam usar seu tempo para realizar atividades e não conseguem acompanhar o time de perto
  • Possuem sistemas de gestão, mas precisam ficar juntando relatórios ou verificando diversas vezes para saber quais os resultados obtidos

Esses 4 pontos são alguns dos principais que ouvimos por aí.

Se você já passou ou passa por algumas destas situações, este artigo é para você. Nele você vai encontrar explicações sobre o porquê das ferramentas de gestão atuais já não resolverem este problema. E também sobre como push intelligence e robôs de inteliência artificial estão mudando a forma de fazer gestão, independente do nicho de mercado.

As ferramentas atuais e usadas em larga escala não são suficientes

A gestão de uma empresa geralmente é feita usando vários sistemas. As formas de organização da infraestrutura podem variar conforme porte, local e até mesmo negócio da empresa. Mas é fato que todos precisam armazenar documentos, dados e ter informações seguras e unificadas. Concorda comigo?

Neste sentido geralmente as empresas em dado momento de crescimento, observam uma necessidade latente de se profissionalizarem e se organizarem ainda mais. O que gera o início da busca incessante pela resposta: Qual o melhor sistema de gestão para o meu negócio?

Pronto. Está dada a larga pela busca do sistema mais completo, seguro e prático para as necessidades do dia a dia dos negócios.

Entretanto as empresas continuam a crescer, as pessoas mudam, os processos se tornam mais complexos. E logo o sistema que atendia, já não atende mais a todas as demandas do negócio.

Logo as pessoas novatas são sabem mexer nas coisas que os da 1ª, 2ª geração da empresa sabiam.

Ou até mesmo as pessoas preenchem dados e informações dentro do sistema, mas não conhecem o processo na prática. Ou seja, não há olhar crítico e não há parâmetro de avaliação.

Qual o rumo de uma empresa nesse estado?

São diversos os sócios, executivos e até mesmo gerentes que já estiveram em posições de analisar empresa, setor, time, processos e identificar que isto estava acontecendo. Já passei pessoalmente por isso e posso dizer que não é nada agradável.

A questão das pessoas é um assunto bastante complexo. Talvez a parte mais importante e decisiva de um negócio sejam as pessoas envolvidas. Portanto, o processo de contratação e seleção pode ser um assunto que requeira a mais dedicada atenção e cuidado.

Mas nos atendo a parte de infra e processos posso dizer que quando me vi nesta situação, percebi que os sistemas e modelo de gestão já não funcionavam mais.

Por que? Porque todo o tempo precisava ver se o processo estava correto. Várias vezes por dia precisava checar o que o fulano estava fazendo. Como foi feita a abordagem com o lead X?

Em outros casos como citado no início do artigo, estava em reuniões ou viajando e o controle e monitoramento de desempenho ficavam ainda mais dificultados.

Nesse momento me dei conta que, apenas os sistemas vigentes na empresa não eram capazes de atender as demandas atuais.

Dados e informações são inúteis, se não gerarem insights acionáveis.

O volume de informações atuais é gigantesco. O big data trouxe inovação no volume de dados que podem ser armazenados e trabalhados dentro das organizações.

Isto trouxe ainda mais dificuldade em separar as informações realmente úteis, dos volumes gigantescos que de nada ajudam. Falamos mais sobre isto também em "Como reduzir o custo de acompanhamento de métricas".

Sendo assim percebi que tínhamos diversos sistema rodando na empresa, como:

  • Plataforma de marketing
  • ERP / DMS
  • CRM
  • BI

E refletindo a fundo sobre o acompanhamento da empresa, setor, processos e pessoas. Percebi que apenas os sistemas vigentes e que são usados em larga escala por aí, não são mais suficientes para acompanhar o desempenho da empresa.

Sem contar que a análise eficiente de uma empresa envolve uma visão holística sobre tudo que se passa lá dentro. O que muitas vezes acaba exigindo juntar relatórios, mistura com excel + intervenção humana. Olha, é um diabo.

Qualquer um que já trabalhou em grandes empresas antes dos anos 2000 com certeza sabe do que estou falando.

Então uma conclusão que podemos tomar é que com a velocidade que as coisas acontecem, o acúmulo de dados e informações são inúteis, se não gerarem insights acionáveis.

Acumular dados e informações não vai te fazer alcançar seus pequenos objetivos, muito menos bater a meta da semana/mês.

O aprendizado do robô e a inteligência disseminada em todas as camadas da empresa

Como você pode observar este post traz um relato e experiências bastante pessoais a respeito da experiência que tive a frente de um time de marketing. Mas seu senso de empatia me faz pensar nos demais setores e gestão da empresa e acredito que a conclusão expressa anteriormente é unânime.

Sendo assim, as máquinas com capacidade de processamento e armazenamento precisam fazer mais do que já fazem. Apenas processar e guardar a informação não atende a demanda de uma empresa data-driven e voltada a resultados exponenciais.

É preciso que exista um aprendizado e verificações realizadas por robôs de inteligência artificial. E que este processo forneça um auxílio como braço direito para acompanhar o desempenho da empresa.

Sendo assim, independente de setor, comercial, financeiro, estoque, marketing ou administração. Tudo é possível monitorar por meio da inteligência artificial e distribuir esta informação em todas as camadas da empresa.

É preciso a existência de um banco de dados e KPI's muito bem definidos. A partir disso o robô monitora e te avisa proativamente quando algo estiver fora do esperado. Ou se a meta correr o risco de não ser atingida.

Ampliamos o uso da tecnologia para não apenas guardar um grande volume de informações e processar o uso no dia a dia. Mas também com verificações proativas e inteligência, que te entregam no celular como uma mensagem de whatsapp notificações a respeito dos seus principais KPI's.

A inteligência artificial como um caminho revolucionário

A inteligência artificial e o push intelligence se tornam um caminho revolucionário quando a informação passa a chegar proativamente até você. É uma quebra de paradigma para acompanhar o desempenho da empresa.

Podemos reconstruir o cenário exposto no início do artigo. No qual você pode estar em um voo, reunião, atarefado ou precisa juntar dezenas de informações em um único relatório. E no momento em que checar seu celular, ter notificações proativas enviadas pelo robô para te avisar, por exemplo:

  • O fechamento de caixa do dia 20/02 não foi realizado
  • A margem de lucro da vendas de peças X está abaixo do que precisa
  • Existem 79 ordens de serviço abertas a mais de 1 semana
  • A meta de faturamento está 74% e corre o risco de não ser atingida se algo não for feito a respeito

Entre muitas outras opções...

Se você se identifica e tem interesse em saber como a Rampfy pode te ajudar a acompanhar o desempenho da empresa, clique abaixo!

Agende uma demonstração e saiba tudo sobre a nossa ferramenta de push intelligence.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração