Todos os posts
5 min de leitura

Novo recurso de acompanhamento de resultados individuais

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Nosso maior objetivo é manter você e seu time focados no que devem fazer. Vender. Manter a equipe focada nos negócios, em desenvolver conexões e avançar no funil de vendas.

É nessa direção que expandimos recursos que antes eram liberados apenas para executivos e gerência. Agora o acompanhamento da força de vendas pode ser feita a nível individual.

O foco é fundamental para a área de vendas ter resultados. E todos já sabemos que a parte relacional e burocrática na área comercial acaba por tomar muito tempo dos vendedores. Sendo assim, a Rampfy entra para otimizar com inteligência comercial. Realizando o disparo de notificações de ações que devem ser tomadas, mostrar o que está fora do esperado e alertar sobre demais questões fundamentais para que toda a engrenagem funcione.

Dentro deste contexto separamos alguns pontos importantes para refletir e comentar sobre o novo recurso de acompanhamento individual.

A importância do acompanhamento individual para alcançar resultados

A primeira coisa que precisa ser feita é criar as suas metas (junto com o time) e definir quais os principais KPI's que precisa monitorar para o seu negócio.

Agora é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Se fizéssemos um exemplo metafórico com o futebol, poderíamos dizer que:

Você é o treinador do time, precisa orientar seu time para a vitória.

Se alguém perder a visão da bola, você sofre os prejuízos.

Se o time perder o foco do jogo, você perde a partida.

Como gerente, você deve ser capaz de perceber quando precisa realocar recursos ou alterar prioridades para evitar metas perdidas em seus ciclos de vendas.

Você precisa gerenciar as expectativas de sua equipe.

O conjunto das ações individuais é que conduz a empresa para um resultado consistente.

E é por meio do recurso do acompanhamento da força de vendas de maneira individual, que tanto você, quanto seu vendedor podem encontrar soluções rápidas no dia a dia.

Relatórios individuais para análises horizontais (ao longo do tempo)

O principal propósito das análises horizontais é a avaliação de resultados por meio de tendências. Portanto, é possível verificar os resultados em uma cronologia e assim identificar crescimentos saudáveis ou não.

O novo recurso de acompanhamento individual abrange também o envio de relatórios para a execução de análises horizontais. Inclusive, é muito interessante nos casos de clientes que já possuem relatórios horizontais, comparar o desempenho de antes e depois dos vendedores. Isto considerando as notificações da inteligência artificial dos robôs da Rampfy.

As análises de antes e depois da adoção da ferramenta mostram evoluções exponenciais nas conformidades de metas e objetivos. Uma vez que os problemas são resolvidos a tempo, a gestão em tempo real passa a se concretizar.

De qualquer forma a análise horizontal deve ser realizada. Não basta definir uma bela meta, adotar aplicativos, CRM, a Rampfy e acreditar que as coisas vão se desenrolar sozinhas.

É duro mas é verdade. Determinadas decisões e avaliações ainda precisam da intervenção humana e a utilização dos relatórios de tendência são fundamentais para definir se, o caminho que está sendo tomado leva a objetivos de médio e longo prazo. Caso não leve, pode ser necessário educar o vendedor, mudar a meta, fornecer recursos faltantes ou até mesmo todas as opções juntas.

Reserve tempo para o acompanhamento da força de vendas

Os dados não têm sentido, a menos que sejam acionados.

Você precisa compartilhar as ideias que obteve com sua equipe como um todo. A maneira mais fácil de fazer isso acontecer?

Use reuniões de recuperação regulares como uma oportunidade para examinar quaisquer problemas novos ou recorrentes. Você pode oferecer soluções de problemas ao grupo e cada indivíduo tem a chance de compartilhar soluções alternativas.

'Grandes equipes não se seguram. Eles não têm medo de lavar sua roupa suja. Eles admitem seus erros, fraquezas e preocupações sem medo de represálias. Patrick Lencioni

Também é importante reservar um tempo para o check-in com cada pessoa individualmente.

Use esse tempo para discutir com sensibilidade exatamente como o desempenho deles se compara aos objetivos da equipe - e destacar áreas específicas para melhoria. Tente descobrir se o vendedor precisa de treinamento, suporte ou recursos extras para enfrentar quaisquer problemas ou desafios.

Esta reunião é uma maneira ideal de evitar destacar um membro da equipe na frente do resto do grupo - e também é um fórum perfeito para ajudar quem está lutando para se recuperar depois de perder os objetivos de vendas no ciclo de vendas anterior.

Notificações de atividades individuais para atingir resultados

Pode até mesmo ser avisado sobre objetivos que correm o risco de não serem atingidos e realizar ajustes de percurso necessários.

Nossa intenção é abrir o caminho para resultados exponenciais. Com o novo recurso seu vendedor será notificado sobre ações que precisam ser realizadas, otimizando o trabalho do dia a dia.

A autogestão como caminho para o engajamento e proatividade (acompanhamento da força de vendas)

A partir do momento que seu vendedor sabe o que deve fazer e quando deve fazer, a autogestão está a um passo.

Este acompanhamento da força de vendas disponibilizado pela solução, aumenta o engajamento e a proatividade da equipe como efeito colateral. A autogestão proporcionada abre uma porta gigantesca para separar os homens dos meninos. O engajamento e a proatividade decolam como resultado de saber o que, como e quando fazer.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração