January 31, 2022
9 erros mais comuns em análise e acompanhamento de indicadores

Os dados sobre a sua empresa são extremamente poderosos quando analisados ​​corretamente. E embora isso não seja novidade, muitos erros comuns em análise e acompanhamento de indicadores continuam a ser cometidos por gestores.

A maioria das decisões de negócios são baseadas em experiências passadas e “instinto”. Isso até pode fazer sentido em situações simples do dia a dia, mas em muitas situações.

Será mesmo que essas "simples" decisões estão realmente alinhadas aos objetivos estratégicos?

Nesse sentido outra pergunta: Será que essas decisões, em maior parte baseadas em experiências passadas, são relevantes para resolver o problema atual?

Neste post você encontra uma lista com os 9 erros mais comuns quando falamos sobre análise de indicadores. E alguns caminhos para você evitá-los.

Se você estiver com pouco tempo, pode ver pelo infográfico abaixo:

Quero receber a informação certa na hora certa! Conheça a Rampfy

Erros mais comuns em análise e acompanhamento de indicadores

1 - Não verificar a integridade dos dados

Em um primeiro momento, analise a integridade de todas as informações que recebe com certo ceticismo. O quanto você realmente pode confiar nas informações que recebe? De onde vem? Como são elaborados os processos envolvidos? Como as pessoas executam e desenvolvem suas atividades?

Todos esses pontos, são fatores a serem considerados para que você possa trabalhar com dados limpos e claros.

Hoje já existe solução tecnológica com inteligência artificial para fornecer alertas e informações preditivas. Você pode e deve estar informado quando as coisas saírem do padrão.

2 - Não normalizar as avaliações

Para que possamos entender este aspecto vamos trazer uma situação hipotética:

Imagine que você esteja tentando criar um painel ou um relatório para determinar os vendedores com o melhor desempenho. Bem, em sua análise dos vendedores, você precisa avaliar o contexto. Tenha a certeza de que o desempenho comercial dos números apresentados, são coerentes para chegar a um coeficiente verdadeiro.

As condições de análise são justas e refletem de forma fiel o resultado de desempenho esperado para cada um. Caso contrário você pode acabar penalizando ou creditando algumas pessoas incorretamente.

3 - Ignorar outliers

Entre os erros mais comuns em análise e acompanhamento de indicadores, este quase todos já caíram. Lembra daquela olhadinha rápida em alguns dados de tendências, visitas nos sites, ou lead de campanha? É comum a maioria das pessoas ignorar os extremos (picos ou quedas nas visitas do site), porque eles são provavelmente apenas flutuações.

Entretanto tenha em mente que os outliers nos dados também podem indicar que algo está errado. Um processo está quebrado ou algum formulário da web não está funcionando corretamente.

Você não tem tempo para acompanhar isso, ou tem dificuldade na mensuração dos dados? Deixe que o robô da Rampfy investigue esses valores discrepantes nos dados para para você. E que te avise para que você esteja informado no momento em que acontecerem.

4 - Correções de outliers

Ok, então você não deve ignorar os outliers como mencionei no último ponto. Mas você não pode se concentrar neles e ignorar todo o resto também.

Por exemplo:

Você provavelmente não desejaria construir uma linha de produtos inteira em torno de um pico de tráfego de um dia em uma postagem popular. A menos que você tenha outros pontos de dados que confirmem o que seu público quer, é claro!)

5 - Não ajustar as sazonalidades

Feriados, meses de verão e outras épocas do ano podem atrapalhar seus dados. Mesmo uma tendência de 3 meses pode ser explicada por causa da temporada fiscal ocupada ou do tempo de volta às aulas.

Certifique-se de considerar qualquer sazonalidade em seus dados ... até mesmo dias da semana ou horas do dia!

6 - Não avaliar as métricas realmente significativas

Quando você está apenas começando, pode ser tentador se concentrar em pequenas vitórias. Embora seja definitivamente importante e um grande impulsionador da motivação, certifique-se de que ele não desvie a atenção de outras métricas nas quais você deve se concentrar mais (como vendas, satisfação do cliente etc.).

É necessário controle emocional e foco para administrar as diversas demandas, priorizar as análises e selecionar o que realmente fará diferença nos seus resultados. Aí deve estar o foco do cotidiano.

7 - Sobrecarga de dados e lixo gráfico

Muitas vezes menos é mais. Especialmente ao construir um painel ou até mesmo uma simples análise. Certifique-se de que tudo na tela ou na página tenha um propósito claro e que não haja nada extra para distrair.

É um erro bastante comum no momento em que se define indicadores ou KPI's, criar muitos critérios de avaliação. Isso acaba por atrapalhar o trabalho tático e operacional, e no final das contas você não consegue fazer o que realmente precisa.

Para se aprofundar neste assunto, recomendamos a leitura de "Como bater metas e ter alta performance?"

8 - Não conferir a composição de indicadores e KPI's

Esse é o famoso "De onde veio isso?"

A maioria dos seus dados virá através de uma coleção de sistemas em sua empresa.

Por exemplo, sua lista de e-mail é gerenciada por um provedor, as visitas ao website estão em sua ferramenta de análise da web e sua lista de clientes está distribuída em outros x sistemas.

Quando você coleta e combina os dados, precisa ter certeza de que não cometeu erros ao longo do caminho. Você pode tirar conclusões erradas do resultado final.

9 - Análises tendenciosas ou com ruído

As tendências de localização são programadas em nossos cérebros. Às vezes vemos padrões emergirem onde isso na realidade não existe. Certifique-se de não ter uma análise que forneça informações baseadas em sua "necessidade" para ver sinais em que há apenas ruído.

Conclusão

Neste post você visualizou 9 erros mais comuns em análise e acompanhamento de indicadores, porém obviamente existem outros mais que você pode acompanhar em nosso blog.

A análise de dados não precisa ser uma grande tarefa que demanda tempo e esforço. Em vez disso, a análise de dados pode ser realizada por uma solução de inteligência artificial. Esta inteligência pode avisá-lo com notificações no celular identificar situações fora do esperado, e que de outra forma, você nunca saberia.  

Impulsione os seus resultados!

Escrito por
Daniel Nones
January 31, 2022
Recomendado

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração