Todos os posts
5 min de leitura

Balanced Scorecard funciona?

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Balanced Scorecard funciona?

O sucesso ou fracasso de uma organização depende 100% de suas ações. Por isso a busca por ferramentas e modelos para medir o desempenho da organização é parte essencial da alta gestão. Sendo assim surge a pergunta, balanced scorecard funciona?

Ferramentas e modelos de gestão para apoiar o planejamento estratégico existem muitos, mas será que eles são eficientes na nossa rotina e cotidiano atual?

Portanto, aqui você encontra uma abordagem completa sobre o modelo BSC.

Balanced scorecard funciona sim, mas ele por si só não é suficiente.

E sobre como acompanhar (e ajustar) as tomadas de decisões para não prejudicar o desempenho organizacional.

Quero receber a informação certa na hora certa!

O que é Balanced Scorecard?

É uma ferramenta de gestão de gestão desenvolvida para medir o desempenho de uma organização. Está fundamentada em quatro pilares, são 4 perspectivas para o sucesso organizacional, são eles:

  1. Financeira
  2. Clientes
  3. Processos internos
  4. Aprendizado e crescimento.

Exemplos do que considerar sobre as 4 perspectivas do BSC:

Perspectiva Financeira

Quais os objetivos financeiros que a alta gestão visa para a organização?

Como será medido/avaliado? Quais são os resultados atuais? E qual o resultado almejado?

Perspectivas de Mercado

Quais necessidades nossos clientes tem, que devemos atender para atingir nossos objetivos financeiros?

Importante detalhar bem este ponto, pois o valor entregue deve ser percebido pelo cliente. Em outras palavras, seja qual for o produto/serviço devemos entregar o que ele precisa e percebe como de valor, e não o que julgamos ter valor.

Perspectiva dos Processos Internos

Quais processos internos precisam estar claros e ser estruturados para alcançar os resultados financeiros e a necessidade dos clientes?

Perspectiva de Aprendizado

Como aplicar a melhoria contínua, revisão de processos e como serão avaliados os resultados? Quando são avaliados e criados novos planos de ação para atingir as metas?

Quando e por que foi criado o BSC?

A ferramenta foi criada por professores da Harvard Business School, no começo da década de 90, em um momento que empresários buscavam analisar não apenas o números de sua própria organização, mas também a partir de uma ação lógica de comparação com seus concorrentes de segmento.

O desempenho de uma empresa não pode ser medido apenas pelos clássicos indicadores de desempenho focados em resultados de faturamento, vendas e lucratividade.

É preciso monitorar muito mais do que isso, motivo pelo qual foram incluídas mais três perspectivas a serem levadas em conta: Mercado, Processos Internos e Aprendizado.

E como fica o modelo de gestão que já faço hoje?

Vale ressaltar que o Balanced scorecard funciona e sua aplicação não exclui a utilização de SWOT, das 5 forças ou de outros modelos que apoiem o planejamento estratégico.

Mesmo assim, vale dizer também que você não deve construir um monstro na sua gestão. Em outras palavras, não faça uma gestão que te dê tanto trabalho para medir e gerenciar que se torne desgastante. 

Medir coisas demais, ou que não sejam (de fato) os principais indicadores chaves de performance são erros comuns. Isso vai tomar seu tempo, te impedir de fazer o que precisa ser feito e acabar te atrapalhando.

E o BSC funciona na minha empresa?

Nós acreditamos que uma metodologia não precisa ser seguida a risca. Nós entendemos que as metodologias servem para guiar e dar ferramentas para os planos.

Cada empresa tem dores e momentos diferentes, então não tem uma receita de bolo que serve para todas. Nós acreditamos que a melhor metodologia normalmente é uma junção de várias metodologias e frameworks que fazem sentido para uma empresa.

Juntar vários conceitos pode levar a empresa para um novo patamar de gestão, onde não estamos travados em pontos de algumas metodologias que não servem para nós.

Aumente a velocidade tome a decisão certa

Existe uma diferença brutal nos resultados das empresas de acordo com a forma como tomam suas decisões. Portanto, no momento em que vivemos não existe outra alternativa a ser uma empresa que toma decisões baseadas em dados, as chamadas data-driven.

Acredito pode te ajudar bastante a ampliar a visão sobre o assunto. Na realidade, muito já se discute sobre as empresas usarem robôs para ter informações na hora certa e este talvez seja um ponto fundamental para qualquer metodologia funcionar.

A verdade é: A grande maioria das empresas está sempre corrigindo os erros do passado.

E se em vez de ajustar erros cometidos a 1 semana, 1 mês ou até 3 meses, você pudesse corrigi-los na hora em que acontecem?

São processos e pessoas que não tiveram a eficiência esperada. Neste sentido a 2 questões que quero colocar:

  1. Pessoas e processos sempre vão falhar
  2. Você pode corrigir as questões na hora em que acontecem, para melhorar seus resultados.

Convenhamos que fazer a gestão dos KPIs com um delay muito grande, causa uma tremenda impotência. É simplesmente impossível tomar as decisões de forma realmente eficiente com informações atrasadas.

Não tem como receber informações na hora certa? Tem sim... Você pode contar com a Rampfy para isso.

Ciclos de acompanhamento das metas

O robô da Rampfy conecta no seu sistema de gestão e monitora índices e métricas da empresa. Quando algo sai do padrão ou alguém corre risco de não atingir um objetivo, o aplicativo envia notificações de push em tempo real no seu Smartphone, permitindo que você e seu time (gerentes, supervisores, coordenadores) não tenham que ficar olhando relatórios ou sistemas e consigam acompanhar os KPIs em tempo real.

O ponto decisivo de toda metodologia e ferramenta é o acompanhamento, que deve ser feito com rapidez e eficiência para que todo o esforço e operação garanta o sucesso da sua estratégia.

Exemplos de indicadores utilizados por nossos clientes:

  • Faturamento, margem, volume e descontos;
  • Monitoramento de obsolescência de estoque;
  • Eficiência de vendas por vendedor;
  • Índices de inadimplência;
  • Índices de eficiência de processos.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração