Todos os posts
5 min de leitura

Como engajar o time usando métricas?

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Como engajar um time nos dias de hoje? Com certeza não é uma tarefa fácil. Principalmente pela avalanche de trabalho do dia-a-da e da quantidade de informações que devem ser acompanhadas para manter tudo com alta performance. Quando se fala em métricas e informações um ponto interessante a ressaltar é que a grande maioria das pessoas não tem tempo e paciência para acompanhar os relatórios de sistemas e dashboards. Eles são ricos em informações, porém exigem muitos esforços para coletar informações significativas na imensa massa de dados que eles contém. VocêVocê sabe quanto tempo seu time perde buscando informações? Nós pesquisamos isso, clique aqui e veja uma análise detalhada sobre isso.

Métricas e propósito

Quando se fala de engajamento logo me vem a cabeça a palavra propósito que certamente está muito em alta hoje em dia.E inegavelmente é perceptível que trabalhar sem propósito tem sido um dos principais motivos para as pessoas sairem das empresas ou trabalharem desmotivados. Eu particularmente acredito que ter objetivos e métricas claras podem ser a grande chave para manter e conquistar bons profissionais, além de fortalecer o propósito e manter os desafios extremamente claros.

Como engajar usando métricas?

Quando buscamos por “engajar” no Google Trends, duas sugestões de palavras chaves são “objetivo” e “meta”. Interessante né?!Isso acontece pois o engajamento está diretamente ligado ao alcance de metas e objetivos. Ou seja:

O time atinge objetivos, então está engajado. Não atinge? Então você já sabe a resposta...

Esse engajamento só acontece quando existe muita clareza sobre a meta ou objetivo, e acima disso, sobre as métricas que fazem atingir isso. Vejo isso com bastante clareza em empresas de sucesso, que promovem e demitem com base em métricas, nada de feeling para tomar essas decisões. Essas são empresas data-driven. Quando o assunto é performance, sem dúvida, as pessoas sabem o motivo de serem promovidas, demitidas ou ainda de estarem em estagnação. Por consequência a estagnação não pode durar muito tempo pois, com certeza, vai virar uma demissão. Falando sobre métricas e acompanhamento, ainda lembro da frase de Kaplan e Norton:

“O que não é medido não é gerenciado”.

Nos dias de hoje, absolutamente isso faz uma empresa beirar o amadorismo. Logo após todo o pensamento acima, é inevitável pensar nesse ponto chave e crítico:

As pessoas detestam buscar informações em sistemas

Se as pessoas não gostam de ir até os sistemas para olhar os relatórios, business intelligences e dashboards, como fazer para as métricas chegarem até as pessoas e os objetivos serem atingidos?Um conceito chave para fazer isso funcionar chama-se push intelligence (empurrar inteligência).A ideia é fazer as informações fluírem para as pessoas sem que elas tenham que buscar. Em síntese, deixar de lado o modo tradicional de decisão onde as pessoas precisam buscar a buscar a informação.

Descoberta de informações e a tomada de decisão tradicional

Isso acontece usando plataformas como a Rampfy, que tem um robô de push intelligence conectado aos sistemas de gestão da empresa.Quando algo realmente importante acontece a plataforma envia um“push”, ou seja, um "bip" para um aplicativo no celular.Nessa mensagem contém informações sobre índices que precisam de atenção ou processos ineficientes.

Tomada de decisão com push intelligence em empresas data-driven

Com certeza isso é uma grande mudança nas tomadas de decisão e no engajamento. Certamente o time se preocupará com as coisas boas de fazer, enquanto a parte chata de acompanhar informações será feita por um robô.Agora imagine que maravilha...Um time com metas e objetivos claros e além disso com uma ferramenta que lhes apoia eliminando o trabalho chato de buscar informações em sistemas....

Como engajar seus times no objetivo? Use Rampfy.

Vou falar agora sobre um passo-a passo para construir a base de um time engajado. Então vamos lá…

Como engajar os funcionários em 4 passos?

Passo 1:

Descubra quais são as métricas de sucesso da sua empresa. Nessa etapa não esqueça de focar nas coisas que são realmente estratégicas e essenciais para o negócio.

Passo 2:

Análise os dados e entenda se esse índice mudar o quanto ele vai impactar no sucesso da empresa. Contudo, precisamos consistência nos índices pois não tem nada pior que construir um plano com informações inconsistentes. Veja o post sobre como se tornar data-driven, ele pode lhe ajudar.

Passo 3:

Torne publico quais são os índices chaves das áreas, quem são os responsáveis e como são medidos. Em seguida os times podem fazer desdobramentos para objetivos menores que eles entendem importante para o sucesso.

Passo 4:

Utilize uma solução para apoiar o time com informações importantes na hora certa. E de preferência, que ele não tenha que ficar buscando essas informações em mil sistemas, ou seja, apenas receba os insights na hora de agir. Para finalizar, recomendo que exista algum mapa estratégico que tornem públicas as métricas de sucesso. Dessa forma toda a empresa entenderá a ligação entre os objetivos das áreas e ao mesmo tempo a ligação com os objetivos principais da empresa. E você? Já está usando métricas claras e dando visibilidade para todo o seu time? Tem algum gap para a informação chegar até as pessoas na hora certa ou está fluindo legal? Conte para nós como você está fazendo isso e quais são os seus maiores desafios. Sucesso pra você nesse desafio de construir um time engajado com cultura data-driven!

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração