Todos os posts
5 min de leitura

O que fazer para atingir metas de vendas?

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Viver esperando aquele cliente ligar no final do mês para fechar um negócio e atingir a meta de vendas. Será mesmo necessária essa angústia mensal? Não existe uma maneira mais assertiva de atingir os resultados? Mas o que fazer para atingir metas de vendas?

Neste post você verá algumas dicas como:

  • Defina metas (e as acompanhe) com inteligência
  • Priorização e acompanhamento proativo
  • Use push intelligence para gerenciar o tempo com eficiência
  • Reduza seu custo no monitoramento de métricas
  • Abandone a ideia de uma linha de chegada
  • Ofereça a solução certa, no momento certo

Defina metas (e as acompanhe) com inteligência

Todos sabem que para alcançar objetivos é necessário criar metas. Mas apenas criá-las é suficiente? Obviamente a resposta é não. O acompanhamento das metas deve ocorrer em ciclos curtíssimos (diariamente). Isso é fundamental para alcançar resultados desejados. Caso contrário você não terá tempo hábil de fazer ajustes de percurso necessários.

Consideramos de grande importância que o gestor solicite sugestões a sua equipe na criação da meta. Isso gera comprometimento do time. Além de ter opiniões bastante realistas sobre o que acontece diariamente no setor e o que é possível de ser alcançado. Se você insistir em criar uma meta sozinho ou ignorar a opinião do time poderá criar algo impossível e perderá o engajamento e motivação do time.

Lembre-se de estabelecer metas diárias de vendas, pois muitas vezes, a equipe só está focada nas metas mensais ou semanais. Pecando assim nas pequenas atividades diárias, que são a verdadeira construção para resultados sólidos e construtivos..

Um erro bastante comum é apenas considerar metas de fechamento e ignorar parte do funil de vendas. Não se esqueça de inserir metas como indicadores de quantidade de ligações, prospecção de clientes e visitas nas metas diárias.

Tenha metas de tarefas diárias a serem realizadas que convertam vendas no futuro, não só metas de resultado de vendas. Trabalhe uma construção de Leads, MQLs, SQLs sólida e consistente para evitar oscilações de receita.

Priorização e acompanhamento proativo

Após estabelecer as metas a serem alcançadas é necessário controlá-las para identificar erros e acertos. Através da Rampfy é possível monitorar e mensurar as atividades da equipe em tempo real. Evidenciando o que necessita ser melhorado e aperfeiçoado e traçar um plano de ação.

É fundamental realizar o acompanhamento de resultados individuais dos vendedores para conseguir identificar erros humanos, de processo etc... E assim criar um processo de melhoria contínua dentro da empresa.

Através das metas diárias, a equipe de vendas pode iniciar o dia revisando suas tarefas e planejando as ligações, propostas, e-mails e etc. para o cumprimento da meta de venda diária.

Alcançar um resultado satisfatório exige uma alta demanda de esforços. Por isso é preciso investir tempo e dedicação adequados, nas atividades corretas. Evitando desta forma, que algo prioritário não seja feito.

Use push intelligence para gerenciar o tempo com eficiência

Após metas bem estabelecidas e gerenciadas é necessário muita atenção para alcançá-las.  Mas como fazer para atingir essas metas de vendas? Como  usar o tempo a meu favor?

O mais importante é saber que só é possível atingir as metas de vendas, se a equipe colocar foco total em suas atividades. Por isso é fundamental deixar a inteligência artificial te avisar por meio de push intelligence quando algo não estiver conforme o esperado. Por exemplo: quando uma meta correr o risco de não ser atingida!

As correções precisam ser efetuadas imediatamente, não no dia, semana ou mês seguinte. Correto?

Gerir corretamente o tempo é essencial em qualquer atividade na empresa, mas para equipe de vendas, desperdiçar minutos pode significar uma venda perdida. É importante saber qualificar leads e excluir aquelas opções que não representam negócios em potencial.

Poderíamos discutir aqui um assunto amplo e profundo sobre a eficiência das vendas. Assunto no qual a Rampfy atende profundamente quando discutimos margem, rentabilidade, descontos, preços dentro desta área.

Muitas vezes ignoradas, uma boa estratégia e acompanhamento destes requisitos é que fariam toda a diferença nos resultados semanais, mensais e anuais.

Seria ótimo se um robô de inteligência artificial te avisa-se proativamente quando algo corre o risco de não ser alcançado? Saiba mais

Reduza seu custo no monitoramento de métricas

Além de manter apenas clientes em potencial como foco, é preciso mensurar o desempenho individual. Analise leads e esforços demandados para concluir uma venda.

Mensure dados, como por exemplo, quantidade de ligações feitas para fechar uma boa venda, ou tempo gasto para criar um relacionamento com o cliente. Criar metas de auto avaliação na equipe, auxilia a detectar ponto de atenção e melhorias e pontos que possuem ótimos resultados.

Para saber mais sobre redução de custo de métricas clique aqui.

Abandone a ideia de uma linha de chegada

Esqueça a zona de conforto. Não há linha de chegada. Como melhorar sem aprimorar? Certamente há sempre mais para aprender, ainda mais com o mundo de constantes evoluções em que vivemos. E nos negócios não é diferente.

Portanto, busque através de feedback inserir na equipe a constante autoavaliação, e o desejo pela busca de novos conhecimentos. Motive a procura por cursos, palestras e leituras que mantenham sua equipe qualificada.

Acompanhe as estratégias

Não há como uma organização não passar por mudanças. Sendo assim, é impossível atingir metas de vendas seguindo sempre um mesmo padrão na hora de vender. É importante a equipe seguir as estratégias da empresa, sabendo se ajustar as suas mudanças. Saiba inovar!

Avalie os resultados

Não é porque uma meta foi alcançada que você deve esquecê-la. É importante revisá-la para compreender as mudanças no mercado. Reavalie as metas e as modifique se preciso. Não é porque uma meta foi alcançada que não se possa aprimorar as próximas.

É essencial que a equipe possua métricas e mecanismos de autoavaliação de suas atividades e que o gestor seja capaz não só de analisar mas de avaliar o desempenho do time.

Acima de tudo é preciso saber apontar os erros, da equipe ou individual, de maneira justa e criar formas de recompensas pelo bom desempenho.

Se interesse genuinamente pela satisfação do seu cliente

Só porque um cliente não compra mais da sua empresa, não significa que ele deve ser esquecido. Para atingir metas de vendas é preciso não olhar apenas para novos clientes, mas saber trabalhar os clientes de base.

Saiba escutar possíveis reclamações e fornecer ideias para solucioná-las. Se interesse genuinamente pela satisfação do seu cliente. Esse é o propósito da sua empresa, servir a sociedade por meio do produto/serviço vendido, não é mesmo?

E sabe aquele cliente que você possui um ótimo relacionamento? Peça indicações para ele.

Lembre- se que recomendações de clientes são uma das formas mais efetivas de conquistar novos negócios.

Ofereça a solução certa, no momento certo

A concorrência é crescente. Portanto é imprescindível se destacar, em meio as várias opções do mercado, para conseguir fechar negócio com os clientes. Ofereça à seus clientes a solução que eles mais necessitam, no momento em que mais precisam.

Não basta ter talento, é preciso se dedicar. Uma boa equipe de vendas não é feita apenas de carisma e boa comunicação, e sim, aprofundar conhecimentos, utilizar técnicas corretamente, gerir o tempo, organizar as atividades diárias, dentre outros.

Sendo assim, o essencial é combinar os fatores com dedicação nas atividades.

Nós da Rampfy trabalhamos com este conceito. Que entregamos a informação certa na hora certa. Para que nada passe despercebido por você no dia a dia. Gestores tem a agenda muito ocupada, precisam viajar estão constantemente em reuniões. E tem simplesmente a sensação de não saber o que se passe na sua empresa, setor e/ou time.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração