January 31, 2022
Gestão em tempo real: Alcance seus resultados

Todos os dias tomamos centenas de decisões, desde as mais pequenas às mais complexas.Certamente existem momentos em que pode ser muito difícil tomar uma decisão, principalmente as relacionadas a área profissional que afetam sua empresa, setor e pode terminar o sucesso ou fracasso da operação.Da mesma forma no processo decisório, não há mais margem para feeling e decisões baseadas no instinto. É preciso estar bem fundamentado na informação e analisar constantemente o andamento da operação.Além disso, os desafios nessa jornada são muitos:

  • A velocidade na tomada de decisão
  • Consolidação de dados importantes para a decisão
  • Acompanhar os indicadores de forma eficaz (e fazer os ajustes)
  • Compartilhar com o time as informações (e o plano de ação)
  • E enfim, alcançar os resultados.

Neste post vou explicar mais sobre estas questões, e te mostrar um caminho para alcançar uma gestão em tempo real.

Velocidade na tomada de decisão

Determinados problemas tem prazo, são cruciais e não podem esperar.Acima de tudo questões complexas se formam no dia a dia, e você não tem tempo de juntar as informações certas para encontrar o melhor caminho. O que você faz?

  1. Liga pra alguém da TI
  2. Junta meia dúzia de relatórios
  3. Pede ajuda a divina
  4. Pesquisa no Google

Independente de qual seja a sua opção, tenho certeza que muitas vezes a sua decisão não é tomada no tempo ou com a agilidade que você realmente precisava.As informações nas empresas costumam ficar centralizadas em determinadas pessoas, com restrições de acesso, ou até mesmo segregadas em sistemas e/ou servidores.Além disso, há o tempo perdido na busca das informações (às vezes leva horas e até dias), você acaba por ficar com aquela sensação de não saber se realmente tomou a melhor decisão, ou até mesmo de que já perdeu o timing.Acima de tudo, você precisa receber as informações que são decisivas para o seu negócio de forma automática. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Proatividade da informação

O acesso a informação dentro dos sistemas e das empresas, por vezes é bastante burocrática. Configurar as propriedades de um sistema, aprender o caminho do menu para se chegar onde precisa, por si só acaba virando um desafio.

  • “mas eu só queria x informação!”

E perceba que nem cheguei a citar ainda as empresas que possuem vários sistemas.São senhas, usuários, logins de acesso muitas vezes diferentes.O que era pra ajudar acaba virando um obstáculo.Posso acreditar que você já superou essas barreiras, ou que tem um único sistema e a sua gestão flui.MASVira e mexe acontece um erro que te impede de seguir adiante.OUPede a informação para uma determinada pessoa, mas demora horas ou até dias para chegar.OUQuando viaja ou está fora da empresa perde o controle sobre várias questões importantesÉ impossível fazer gestão em tempo real desta maneira.A informação precisa chegar até você, já passou o tempo de ter que ficar buscando informações.Você pode e deve, receber as informações no meio de comunicação que mais está com você. Seu smartphone, além de todos os outros usos pessoais, pode ser o canal em que as informações de gestão em tempo real chegam para você com qualidade e rapidez.

Como bater metas e ter alta performance

Chega de correr atrás da informação, chegamos na era de informações proativas e automáticas. Este vídeo pode te dar uma rápida visão sobre este assunto.

Acompanhamento personalizado

Acompanhar KPIs (Key performance indicator) muitas vezes se torna missão de vida do gestor. Como o desempenho do time e de sua área se fundamenta nesses resultados, são acompanhados de perto e com toda a atenção.Entretanto como citado no parágrafo anterior, lidamos novamente com a burocracia, erros, permissões de acesso, informações centralizadas em pessoas, e em caso de não estar na empresa, ou viajando, perde-se o controle de muita coisa.Sendo assim ... Como é possível fazer gestão em tempo real, e acompanhar o que é importante para você desta maneira?Como tomar as decisões certas e na velocidade que precisa?O acompanhamento de KPIs deve ser feito diariamente, e dependendo da situação, por hora ou até minutos. É aí que entra o seu smartphone, pois ele pode e deve ser um poderoso canal para receber as informações que precisa.E se eu disser que você pode reduzir em até 80% os custos com o acompanhamento de KPIs? Nesse linkvocê pode saber mais sobre como fazer isso.Mais digno de nota, nossa ferramenta te permite receber as informações que mais precisa, na hora certa, sem que você tenha que pedir para ninguém ou consultar em algum sistema.

Compartilhe com o time

E é claro que uma gestão em tempo real precisa envolver todo o time.Ajustes rápidos de trajeto precisam de engajamento de todo o time para dar certo. Em grandes operações pequenos movimentos exigem uma grande quantidade de adaptações e mudanças.Compartilhe índices ineficientes e a conclusão de suas análises para os colaboradores envolvidos. Envolva-os no processo.Recebido isso, o colaborador pode te dar um retorno sobre a situação e detalhar o seu plano de ação para corrigir a questão.Como resultado a ferramenta permite a personalização dos indicadores, periodicidade e o trânsito da informação entre sócios, C level, gestores e todo o time.Isto tudo em nossa solução.Simples e eficiente.

Seja um dos grandes

As evoluções tecnológicas dos últimos anos, trouxeram muita disponibilidade de informação.O Big data revolucionou a forma de fazer negócios e separou empresas competitivas de outras, nem tanto.As empresas chamadas “data-driven” são as que sabem extrair o máximo potencial do “big data”. Os grandes e que tem gerado disrupções no mercado estão cientes e utilizando isto a seu favor.Além disso, as informações podem ser usadas para criar inteligência. Isso é um ponto comum entre grandes nomes como Amazon e Netflix, usarem o máximo potencial disponível, para que essa inteligência se transforme em riqueza para a organização.Você que busca uma gestão em tempo real, transformar informações em inteligência para o negócio, receber informações proativas e tomar decisões de qualidade.Essa pode ser a sua realidade! Agende uma bate-papo com a gente… Vamos te mostrar o passo a passo para se tornar data-driven.

Escrito por
Daniel Nones
January 31, 2022
Recomendado

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração