Todos os posts
5 min de leitura

Push intelligence e Insights vão matar os BI’s?

Escrito por
Daniel Nones
Publicado em
18/4/2023

Toda ferramenta de inteligência de negócios (BI) é voltada a consolidação de dados e a geração de insights. Com ela você extrai dados de várias fontes, processa-os e obtém inteligência, seja na forma de uma tendência, padrão ou descoberta de conhecimento.

Os avanços nas tecnologias de BI, tornam a geração de insight rápida e acessível para praticamente qualquer tipo de usuário. Antes o BI era o território da TI e acessível apenas para grandes empresas, hoje em dia, as pequenas empresas têm muitas soluções de BI na nuvem escaláveis ​​e com preços escalonados para escolher.

Atualmente é mais fácil e rápido organizar dados desconectados em um conjunto utilizável, graças as novas tecnologias. Mas a análise continua na mesma dinâmica:

Um usuário se senta na frente de um computador, efetua login no sistema e clica em seu caminho para gerar insights.

Mas será esse o caminho mais eficiente?

Atualmente já existem aplicações de gestão que identificam ineficiência em processos e te avisam por meio de push intelligence e insights no celular.

Será que estas aplicações vão tomar o lugar dos BI's? Continue lendo e saiba a resposta. Saiba também qual o papel de cada uma dessas aplicações na sua tomada de decisão diária.

Como fica o BI em relação aos app de push intelligence e insights?

Há mais de 3 anos nós da Rampfy oferecemos ao mercado a possibilidade de mudar essa realidade, por meio de um app que aproveita os dados do seu BI ao máximo.

Por meio de data mining e a análise dos seus KPI's, enviamos notificações por meio de push intelligence e insights no seu celular.

A inteligência artificial da ferramenta, detecta picos nos padrões normais de um determinado KPI, por exemplo, níveis de estoque ou volume de pedidos. 

O app da Rampfy monitora o KPI e aprende a curva normal de seu comportamento. A ferramenta alerta você sempre que os resultados saírem desse intervalo. 

Mas é mais do que uma notificação inteligente, ela aprende com a experiência a que distância do normal você deseja acomodar, por isso envia alertas apenas com urgência. 

Mude a sua realidade

Você pode tornar o processamento de informações do seu BI ainda mais rápidas e eficientes. Mesmo que você esteja ocupado em sua operação diária ou participando de atividades de vendas, você nunca está longe de executar análises. 

Isso significa que você está sempre pronto para interromper uma anomalia ou reagrupar-se para impedir que um pontinho exploda e se torne um problema completo.

Com o app da Rampfy você passa a ter a informação certa na hora certa.

Aonde há ideias para KPI's e um banco de dados, a Rampfy entra com push intelligence e insights!

 Podemos comparar a solução como você ter segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, em comparação com a verificação de possíveis problemas apenas toda vez que você faz login no sistema.

A inteligência artificial não substitui o seu BI

No Brasil a startup Rampfy é sem dúvida uma das pioneiras neste tipo de tecnologia. A IA é considerada o futuro da análise, enquanto o BI é um pouco antigo. No entanto, a grande verdade é que os dois se complementam.

O BI ainda é a função principal da mineração de dados e informações. Você aciona o sistema e extrai insights de big data. O software preparará apenas dados complexos para análise e você os visualizará à sua medida. 

Você ainda é o cérebro por trás da inteligência.

O foco da Rampfy no processo está em atribuir alertas sobre coisas importantes e que demandam a sua atenção.

Você pode por exemplo, criar um alerta de pulso em uma métrica que está processando. Sua aplicação é suficiente. Você será avisado quando algum resultado estiver fora do padrão e/ou esperado, seja onde for, seja quando for.

Você pode ser notificado sobre níveis anormais repentinos de estoque. Você é avisado sobre esse comportamento: talvez uma grande ordem tenha sido recebida ou dados incorretos foram digitados. De qualquer forma, o alerta impede um excesso de estoque ou falta de estoque. 

Da mesma forma, você pode usar o app para informar que sua taxa de volume de leads diminuiu duas vezes, avisando que as vendas do próximo mês serão afetadas.

Muito além de notificações em seu celular

O aprendizado de máquina também é útil além dos alertas. De fato, a Rampfy, pode desencadear uma ação em um processo. Qual o problema, quem é o responsável, definição de plano de ação e distribuição da informação com o time envolvido.

A integração com todo o time expande consideravelmente a experiência do app, pois você encontra mecanismos para evitar que os problema se tornem complexos. As ações e medidas são tomadas agora, para problemas que estão acontecendo neste momento.

Simplificamos dados complexos para que os usuários corporativos possam obter valor em qualquer lugar o tempo todo. A única maneira de fazer isso é colocando inteligência acionável em suas mãos.

Não se engane, essas ferramentas mais recentes não tornam os BIs atuais desatualizados. Eles reforçam seu papel como um cérebro complementar aos seus negócios. Grande parte do processamento requer sua intuição. 

As soluções de BI são um trabalho em andamento, desenvolvendo seus recursos à medida que você os utiliza. O melhor é que os novos recursos não parecem perturbadores, mas aprimoram o que você já está fazendo.

Você ainda estará sentado na frente do computador para procurar informações, mas, ocasionalmente, será avisado pela Rampfy sobre um assunto importante.

Essa convergência de opções segue o objetivo original do BI, que é agir com base em insights. Somente dessa vez, ao tornar o processamento de BI mais fácil, rápido e intuitivamente, os usuários têm inteligência acionável constante em suas mãos.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração