Todos os posts
5 min de leitura

Tempo e dinheiro: uma relação nada casual

Escrito por
Luiz F. Kuestner
Publicado em
31/1/2022

Você já pode ter toda a informação de que precisa na palma de sua mão e, com isso, ganhar muito tempo. Não à toa, é comum no mundo corporativo dizer que tempo é dinheiro e por mais clichê que pareça, não deixa de ser verdade.

A vida se tornou uma verdadeira corrida para fazer o tempo render e dar conta do recado. Isso vale tanto para as necessidades pessoais quanto para as profissionais.

Parece que o tempo escapa entre os dedos e muitas vezes uma reunião no trabalho simplesmente quebra toda a rotina do dia. Isso gera uma sensação de impotência e frustração muito grande, não é?

Sugerimos, no título do artigo, que tempo e dinheiro possuem uma relação muito próxima. É claro, se você tem condições de automatizar funções, você pode se concentrar em tarefas mais importantes (isso vale para todo o time). A boa notícia é que a possibilidade de receber as informações mais importantes para a empresa (direto no celular), já é uma realidade.

Entretanto, existe um passo atrás que pode ser muito importante aqui: saber qual informação/informações você precisa para que a tomada de decisão ocorra com qualidade.

Por isto, é lição de casa definir os KPIs decisivos para o seu negócio e de onde coletar as informações do banco de dados para construir estas análises.

Uma vez feito isto, você utiliza um aplicativo como o da Rampfy (líder no mercado brasileiro desta tecnologia). Nele, você pode trazer seus principais KPIs e distribuir por gestores e áreas da empresa.

Há disponibilidade de configurar rotinas de monitoramento e verificação, e sempre que algo estiver fora do esperado, o responsável será avisado.

Isto pode parecer estranho, pois não estamos habituados a tecnologia nos avisar quando algo está inconsistente. Geralmente precisamos ir atrás da informação, juntar relatórios ou interpretar gráficos (o tradicional BI).

Não estamos falando disso. Estamos falando de informação proativa, que te traz o que é mais importante para você acompanhar, na hora em que precisa tomar uma decisão.

Assim, você passa a ter o poder de acompanhar as inconsistências no momento em que acontecem e fazer algo a respeito. Mudar a estratégia, notificar pessoas-chave, promover uma reunião rápida para resolução de uma questão pontual.

Bom demais para ser verdade? Nada disso.

É responsabilidade e necessidade corporativa se atualizar. Absorver as novidades do mercado e também tecnológicas. Estamos vivendo um momento de evolução exponencial neste sentido.

Aqueles que estiverem a frente deste processo, certamente alcançarão resultados disruptivos e diferenciados frente a concorrência.

Junte-se a mais de 500 empresas líderes na America Latina. Inicie assistindo uma demonstração do Rampfy.

Assistir demonstração